Gestão Escolar

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- A Profissão

O gestor escolar extrapola as atividades centradas na figura do diretor e no controle burocrático da escola. O gestor escolar é o responsável por organizar o trabalho a ser desenvolvido na escola, planejando as atividades, coordenando os grupos de trabalho e articulando todas as ações a serem desenvolvidas na unidade escolar.

- Objetivos do Curso

Preparar profissionais para atuarem de forma integrada em diferentes áreas educacionais, propiciando o desenvolvimento do trabalho em equipe e de liderança dentro de um contexto democrático e participativo. Além disso, propiciar uma sólida formação teórica e prática que se articule com os elementos organizativos e pedagógicos da escola.   Objetivos Específicos:          ·        Proporcionar aos gestores uma reflexão sobre a gestão democrática e o desenvolvimento de práticas de gestão no ambiente escolar. ·        Realizar práticas inovadoras nos processos de planejamento e avaliação da gestão escolar. ·        Proporcionar uma compreensão pedagógica de gestão escolar situada nos contextos micro e macro da escola.      

- Campo de Atuação

O egresso do curso está habilitado a atuar em instituições de ensino (públicas e privadas), junto ao corpo discente e docente, em processos de seleção e capacitação de pessoal, na elaboração de projetos educativos e na gestão escolar.    

- Investimento

Matrícula de R$190,00 + 15 parcelas de R$ 190,00 (cento e noventa reais). Investimento total de R$ 3.040,00.

ORGANIZAÇÃO GERAL DOS CURSOS

 

Os cursos de pós-graduação a distância da UNIASSELVI são apresentados nas modalidades ON-LINE e SEMIPRESENCIAL, são compostos de um total de 10 disciplinas organizadas da seguinte forma: 

Disciplina Comum – a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico apresenta os fundamentos do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Disciplinas Específicas – formado por disciplinas que contemplam a formação profissional e os processos técnicos-metodológicos do curso de especialização.

Disciplina TCC – integra o processo de produção do Artigo Científico ou Relatório de Estágio de acordo com o curso de especialização cursado.

 Disciplina Optativa – a disciplina de Metodologia do Ensino Superior apresenta as habilidades necessárias para a atividade de ensino e está disponível somente na modalidade on-line. 

 

MODALIDADE ON-LINE

 

Na modalidade ON-LINE os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Presencial do Curso.

 

Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone (47)3301-6200 e e-mail.

 

 

 

MODALIDADE SEMIPRESENCIAL

 

Na modalidade semipresencial os estudos são desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses: 10 meses para os estudos das disciplinas e realização das avaliações nos encontros presenciais (1 encontro por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor.

 

Os dias da semana para ocorrência dos encontros presenciais são definidos pelas instituições parceiras e o cronograma de cada turma fica disponível na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Entre um encontro e outro, o aluno conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone (47)3301-6200 e e-mail.

 

 

 

 


- Público Alvo

Graduados em cursos de Pedagogia e profissionais licenciados na área da educação que queiram exercer funções de gestores, coordenadores, diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. Em alguns estados brasileiros, há legislações específicas para essa área.  


Ato Legal: Este curso segue a Resolução n° 1 de 8 de junho de 2007, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização.