Perguntas Frequentes Pós-EAD


Qual é a diferença entre os cursos de pós-graduação EAD on-line e semipresencial?

Pós EAD – SEMIPRESENCIAL– Mensalmente há encontros presenciais para a realização de atividades de discussão e aprendizagem mediadas por um tutor presencial. Além disso, o estudante recebe o caderno de estudos da disciplina impresso e conta com o suporte on-line de um tutor via Ambiente Virtual de Aprendizagem. O início das atividades depende do fechamento de turma, sendo assim, você poderá realizar a sua inscrição e a instituição parceira da Uniasselvi mais próxima entrará em contato contigo.

Pós EAD – ON-LINE – Os estudos e as avaliações são realizados via Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o aluno recebe o material (caderno de estudos) no endereço cadastrado e conta com o acompanhamento pedagógico de um tutor on-line. Ao final do curso o aluno terá 2 momentos presenciais, um para avaliação final e outro para apresentação do TCC. É uma modalidade caracterizada pela flexibilidade que propõe ao aluno. Desta forma, não é necessário cumprir rotinas e horários. O aluno deverá realizar as avaliações que serão disponibilizadas pelas tutoras no Ambiente Virtual de Aprendizagem, respeitando o prazo estabelecido pelo cronograma do seu curso. Esta modalidade as turmas abrem mensalmente não dependo do fechamento de turma.

 

Qual é o período de matrículas para novas turmas?

A matrícula pode ser feita a qualquer período. Para inscrever-se no programa de pós-graduação da UNIASSELVI, o (a) estudante  deve preencher a inscrição no site da instituição e enviar a documentação exigida pelo regulamento do curso.

 

Qual é a duração dos cursos de pós-graduação?

Para a modalidade on-line:

Os cursos de pós-graduação serão desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses:

- 10 meses para estudos das disciplinas e realização das avaliações na plataforma virtual de aprendizagem.

- 02 meses para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC.

Para a modalidade semipresencial:

Os cursos de pós-graduação serão desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses:

- 10 meses para estudos das disciplinas, realização dos encontros presenciais e das avaliações.

- 02 meses para o desenvolvimento do artigo científico.

 

Quais são os documentos necessários para a matrícula?

 

Para matricular-se no programa de pós-graduação a distância da UNIASSELVI-PÓS, é necessário anexar os documentos através do ambiente virtual de aprendizagem. Clique no item “pendência” em anexar documentos e insira todos os documentos pendentes no formato em que está sendo solicitado, ao lado de cada documento nomeado.

 * Uma via do contrato assinado (enviar todas as páginas); ( Formato: PDF )

 * Diploma Frente e Verso; ( Formato: JPG )

 * Histórico Escolar da Graduação; Completo contendo também carga horária do curso e cursada; data de conclusão e colação de grau (todas as páginas);    (Formato: PDF )

 * Carteira de identidade Frente e Verso; ( Formato: JPG )

 * CPF; ( Formato: JPG )

 * Foto de rosto 3X4; ( Formato: JPG )

 

 

Atenção: Antes de anexar o documento confira se as digitalizações respeitaram as margens dos documentos e se estão legíveis, recomendamos a digitalização dos arquivos em alta resolução. Confira os dados do contrato, inclusive matrícula, curso e modalidade. Após recebimento, os documentos serão analisados e validados no sistema. Qualquer divergência, retornaremos o contato através do e-mail inserido no cadastro.

 

 

 

Qual a cidade para realizar os encontros presenciais da modalidade on-line?

No momento da matrícula, você poderá selecionar a cidade cadastrada de seu interesse. Para conferir a listagem de cidades, clique em Pólos de Apoio Presencial

 

Como se dá a avaliação final dos cursos da Modalidade on-line?

 A avaliação final dos cursos on-line é presencial, sem consulta e composta por 30 questões objetivas (Peso 6,0 ) e 1 descritiva (Peso 4,0).

Três (3 ) questões objetivas de cada disciplina cursada.

A avaliação descritiva é composta por uma questão relacionada à especialização.

A composição da nota final é dada pela soma dos respectivos pesos.

 

É necessário escolher um curso de pós-graduação na área de formação?

Você poderá escolher o curso de seu interesse, independente da sua graduação, mas a habilitação para uma determinada área é concedida apenas pela graduação. Para lecionar no ensino fundamental e médio, é necessário ter graduação específica, mas tudo vai depender da instituição em que você ingressar no mercado de trabalho. O curso de especialização habilita você a lecionar no Ensino Superior.

 

Os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI são autorizados pelo MEC?

Sim. Os cursos de pós-graduação lato sensu a distância da UNIASSELVI são autorizados pelo Ministério da Educação – MEC – através da portaria nº 499 de 12 de junho de 2013.

 

Os cursos de pós-graduação lato sensu habilitam para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio?

Não. A habilitação para uma determinada área é concedida apenas pela graduação. Os cursos de pós-graduação lato sensu contribuem para o desenvolvimento profissional e ampliam as oportunidades de trabalho.

Por outro lado, é correto afirmar que a pós-graduação habilita o profissional a exercer o magistério superior. Segundo a  Lei de Diretrizes e Bases da Educação, apenas um terço do corpo docente de uma universidade precisa obrigatoriamente ter titulação de mestrado ou doutorado. As demais vagas são preenchidas por especialistas.

 

Qual é a carga horária mínima de um curso de pós-graduação lato sensu na UNIASSELI-PÓS?

De acordo com a Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, em seu Art. 10, os cursos de pós-graduação lato sensu têm duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso. Na UNIASSELVI-PÓS, os cursos têm carga horária mínima de 440 horas.

 

É necessário formar turma para iniciar um curso? Se uma pessoa tiver interesse pode fazer sem turma e sem tutoria no município?

A nossa proposta é abranger todo o Brasil, por isso oferecemos duas modalidades: a semipresencial e a modalidade on-line. Na modalidade semipresencial, é necessário abrir turma, são 10 encontros realizados durante o curso.

Já na modalidade on-line, são apenas dois momentos presenciais no fim do curso para apresentação do TCC e realização da avaliação final. Como esta modalidade é caracterizada pela autonomia e flexibilidade desenvolvida pelo aluno, não há necessidade de fechamento de turmas, as matriculas abrem mensalmente.

 

Quais são os pré-requisitos para obtenção do título de especialista?

Para obter a titulação de especialista, você deverá:

Ter concluído a graduação e apresentar certificação.

Ter aprovação em todas as disciplinas do curso.

Apresentar presencialmente o TCC (artigo científico) e obter conceito A, B ou C.

Para os cursos on-line, é preciso realizar e obter conceito A, B ou C na avaliação final (presencial).

 

Quando posso iniciar o TCC e quando posso agendar a apresentação presencial?

Você pode iniciar o TCC assim que definir o tema, mas, para realizar o trabalho com mais segurança e de acordo com a metodologia, é indicado iniciá-lo após realizar a disciplina de MTC.  Para o agendamento da apresentação presencial, você deve observar a regra específica à modalidade do seu curso. Ou seja:

Modalidade on-line: o aluno deve agendar a apresentação do TCC quando finalizar o trabalho, o qual deve estar de acordo com as indicações do orientador. O agendamento é feito via Área de Aprendizagem, no link Requerimento TCC, basta escolher uma das datas definidas no cronograma.

 Modalidade Semipresencial e Semipresencial flex: o aluno faz o agendamento da apresentação do TCC é feito via Área de Aprendizagem, no link Requerimento TCC, basta escolher uma das datas definidas no cronograma.

 

Qual a diferença entre um curso de Especialização e um MBA?

Em termos de legislação, não há diferença. Os cursos de MBA emitem certificados em nível de especialização (pós-graduação lato sensu). A diferença está no enfoque dado à execução do curso, pois o MBA é um curso voltado para a preparação de executivos e está muito mais voltado à prática empresarial do que à pesquisa científica ou acadêmica, diferente do que acontece com o mestrado.